Dica para o Prefeito Luciano Mota: Criação de uma Secretaria de Ciência e Tecnologia (ENTENDA O MOTIVO)

Uma Secretaria de Ciência e Tecnologia de Itaguaí é de suma importância. Seja independente ou associada a alguma já criada, fica a dica p...

Uma Secretaria de Ciência e Tecnologia de Itaguaí é de suma importância. Seja independente ou associada a alguma já criada, fica a dica para os governantes da cidade.

>>> Para incorporar técnicas inovadoras ao trabalho realizado por toda a administração pública 
>>> Para reduzir as desigualdades sociais com a transferência direta de tecnologia 
>>> Para criar canais de comunicação permanente entre empresas, pesquisadores e instituições sociais 
>>> Para usufruir de financiamentos nacionais e internacionais
As secretarias municipais de ciência e tecnologia assumiram diferentes formas em todo o Brasil. Vejamos alguns exemplos. Em Rio das Ostras, cidade turística no estado do Rio de Janeiro, o órgão administra políticas públicas de inclusão digital, capacitação profissional e transporte universitário. Uma parceria com a Universidade Federal Fluminense busca estabelecer na cidade um pólo universitário (www.puro.uff.br), com a oferta de seis cursos de graduação.
Distante apenas 28 km, no município vizinho de Macaé, a ênfase é na prestação de serviços. É a secretaria de ciência e tecnologia quem administra os serviços de informática da prefeitura (recursos humanos e portal da transparência), monitoramento eletrônico, comunicação online e inclusão digital. Na cidade também funciona um posto avançado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
Em Anapólis, Goiás, a situação é diferente. Apesar de ter alocadas no órgão as mesmas políticas públicas de inclusão digital e gestão de sistemas de informação, a secretaria atua como órgão de mobilização de recursos do governo estadual e do MCT. É comum reunião com empresários da região para explicar as formas de acessar recursos do edital de Subvenção Econômica do Ministério de Ciência e Tecnologia, por exemplo, com a presença da associação comercial do município e da federação das indústrias.
A secretaria municipal de ciência e tecnologia de Florianópolis, em Santa Catarina, mantém a inclusão digital na pauta, incluindo no seu rol de atividades o desenvolvimento dos talentos locais. A iniciativa busca diminuir a carência de recursos humanos no setor industrial e está associada ao estabelecimento de redes entre as instituições de pesquisa e ensino superior da região.
O município de São Carlos, em São Paulo, nomeia o órgão responsável pelas políticas públicas do setor de secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. Diferente do que parece à primeira vista, a inovação no nome do órgão significa somente a alocação do turismo na pasta, associada a incentivos às cadeias produtivas do município que adotem políticas de qualidade nas suas instalações.

Outro bom exemplo é a cidade de Rio Verde em Goiás.

Cada cidade deu características próprias para a secretaria municipal de ciência e tecnologia. Contudo, fica claro nessa breve exposição o pouco uso das potencialidades que uma estrutura administrativa deste porte propicia. Em seguida, vamos sugerir uma estrutura básica e a sugestão de lei para os municípios que se interessem pela oportunidade de subir um estágio no planejamento e execução de políticas públicas inovadoras.
OBS: ESSE ASSUNTO JÁ FOI ABORDADO PELO BLOG POLÍTICA DE ITAGUAÍ EM DEZEMBRO DE 2011.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Itaguaí 7610539067857582707

Postar um comentário

  1. Não podemos esquecer que no municíopio vizinho(Mangaratiba) tem também uma Secretária de Ciencia e Tecnologia, em que a secretária administra a infraestrutura de internet, os servidores de arrecadação do município e pagamento dos funcionários, todo material eletrônico, e ainda da suporte as demais secretárias.

    ResponderExcluir
  2. Para secretaria de Ciência e tecnologia já indico o nome Rauf faissão!
    prefeito coloque gente que entenda do assunto que seja águia. dei minha opinião por que conheço ele e conheço o trabalho dele.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item