CARTA ABERTA AO PREFEITO LUCIANO MOTA E AO POVO DE ITAGUAÍ (por Vanderley Cordeiro)

AO V.Exa. PREFEITO E AO POVO DE ITAGUAÍ. Exmo. Sr. Prefeito Luciano Mota, meu nome é Vanderley Cordeiro, sou natural de Minas Gerais, t...

AO V.Exa. PREFEITO E AO POVO DE ITAGUAÍ.

Exmo. Sr. Prefeito Luciano Mota, meu nome é Vanderley Cordeiro, sou natural de Minas Gerais, terra de Aécio Neves (Candidato a futuro Presidente), comungo das mesmas idéias do PSDB, não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Parabenizo-o pelo Vitorioso Pleito, mas nessa eleição fiz campanha para Aramis Brito, e me senti honrado em fazê-lo, pude conhecê-lo, suas idéias e espírito público. Mesmo não conhecendo V. Excelência, resolvi escrever-lhe esta carta e ao Povo de Itaguaí, a respeito de alguns assuntos que vem me incomodando. Eu espero como é de costume nos Governos do PSDB, nos três níveis, que seu Governo trate com seriedade, transparência e espírito público a cidade de Itaguaí, que com certeza é de seu feitio, que seus Secretários sejam realmente Técnicos, preparados para atuar em suas áreas. Que V. Excelência não permita que aventureiros de última hora, transformem a Prefeitura de Itaguaí em Nicho Político, deste ou daquele partido. Vossa Excelência e os Vereadores que se dispuseram a trabalhar pelo Município, sem conchavos e picuinhas Políticas serão recompensados no final, com o voto dos que não votaram em Vossa Excelência. O Povo de Itaguaí é inteligente e saberá quem é quem no cenário político, expurgando os maus Políticos.

Vossa Excelência é Jovem, e já governa uma cidade. É muita responsabilidade. Tem um caminho pela frente. V. Excelência escolheu servir ao povo com: espírito público, transparência e respeito à democracia. Quem escolheu este caminho, e não respeitou as regras o Ministério Público investigou , processou e a Imprensa levou a Público. Vsa. Exa. veio para mudar, venceu pelo anseio do Povo em mudanças. Seja Prefeito do ser humano (sem populismos), visite os bairros, converse com seus Munícipes apóie os Conselhos Municipais, apóie as Políticas Publicas, valorize, capacite o Funcionalismo, cobre eficiência dos mesmos, cobre dos seus Secretários empenho e resultados, busque investimentos, invista com responsabilidade, apóie um orçamento participativo, cobre segurança para seu município das Autoridades competentes, valorize treine, capacite e cobre honestidade e eficiência de sua Guarda Municipal, ela pode treinada ajudar em muito a manter a ordem Publica e o Patrimônio da Cidade. Não cometa os erros de seus antecessores. E não se esqueça que todo o poder emana do povo e por ele deve ser exercido. Quando o Povo quer mudança, não tem Marqueteiro que de jeito.

Prefeito, a Cidade de Itaguaí, Centro e Bairros precisam urgentemente de um choque de ordem , o espaço Publico e de quem chegar primeiro. Algumas lojas ocupam as calçadas com suas mercadorias, jogam seu lixo nas calçadas, os Vendedores Ambulantes usam e abusam dos espaços públicos, tirando o cristalino direito do Cidadão de ir e vir. Hoje a parte dos Itaguaienses não sente vontades de vir ao centro, tal é a desordem, pessoas com necessidades Especiais (eu pude ver de perto,uma situação dessa), não consegue mobilidade e acessibilidade em Itaguaí, Ex: uma pessoa deficiente visual não conseguiria andar, ou caí num buraco ou atropela uma barraca na calçada. Frase idiota que se escuta as vésperas de eleição: ...”se mexer com lojista,.. ambulantes e transportes, não ganha mais nada”. Acho uma tremenda bobagem, quem vota é o Povo,.. por mais simples que seja o eleitor, ele quer mudanças, e pra melhor. O povo não gosta de bagunça e desordem, eles se acostumam com a omissão do Poder Público. Quando se organiza todos saem ganhando. Não somos contra o trabalho de ninguém, mas desde que dentro de normas legais e ordenadas. O que vemos em Itaguaí hoje é uma coisa de doido, os Locutores das lojas anunciam de tudo, até remédios, todos gritam ao mesmo tempo, carros de som no volume insuportável para todo lugar que você vai, inclusive nos bairros a qualquer hora tem um carro de som; propagandas são distribuídas e logo mais a frente jogadas no chão, indo direto para redes de águas fluviais. Cidade limpa não é aquela que mas se varre, é aquela que menos se suja, Campanhas Educativas , Lixeiras e Fiscalização não faz mal a ninguém. Hoje em Itaguaí, o que vemos e desordem e omissão. Não do seu Governo, pois está começando, mude isso Prefeito! Alguns fazem o que querem, nos Bairros, nas calçadas, constroem-se barracas e até banheiros, as praças para lazer das crianças, construídas não sei se com dinheiro Publico, já vem com Quiosques, com vendas de bebidas, alcoólicas, som alto etc. O ECA fala sobre isto (exposição de menores a risco). Os Brinquedos colocados são de péssimas qualidades, perigosos, areia infestadas por urinas e fezes de cães, qual o pai e mãe em sã consciência exporia seus filhos a tais riscos. Dizer não a isso tudo é dar qualidade de vida. Dizer não a desordem Urbana, dizer não Favelização, dar condições dignas de moradia, plantar, podar, tratar, não cortar arvores sem motivos, incentivar políticas Ambientais, apoiar agricultura familiar, incentivar o Turismo, preservar o que resta da historia de Itaguaí. Acabar com as valas negras na Cidade, cuidar de nossas crianças e dos nossos idosos, incentivarem as praticas de leituras e Esportes nos jovens, isso é qualidade de vida, e conseqüentemente necessário a uma Cidade Inteligente.

Vsa. Exa. Teve um Antecessor que realizou, mais a que custo? A Saúde de Itaguaí e no Brasil esta no CTI. Precisamos de mais recursos, mais leitos, mas profissionais. Um Hospital seria muito bom! Uma Gerência capacitada e Técnica seriam melhor ainda, parcerias com outros Municípios (Baía da Ilha Grande), valorização dos profissionais e capacitação e treinamentos, cobranças de resultados, talvez assim não ficaríamos presos aos “metros” da vida afora. Prefeito, pacientes renais sofrem com os deslocamentos para outros Municípios, isso pode ser resolvidos aqui mesmo, e o sofrimento enorme, para pacientes e seus familiares. Sei Prefeito que não é fácil, mais juntos, Prefeitura, Câmara e Sociedade Organizada conseguiremos boas alternativas. Uma Cidade que é caminho para as Praias mais Bonitas do Brasil, é cortada ainda por valas negras, tratar esgotos, fazer saneamento básico, é diminuir e muito o numero de pacientes nos Postos de Saúde. O médico de Família, os Agentes de Saúde, Campanhas Educativas, tudo isso, contribui para melhora da Saúde do nosso Povo. Na Educação seu antecessor construiu Escolas, Creches e Postos de Saúde. Precisamos de mais ainda, criar Políticas de Inclusão Social, valorizar, treinar e capacitar nossos funcionários. Dando condições dignas de trabalhos (sala com 40 alunos não tem Sacerdócio que agüente), fixe metas, cobre resultados eficientes. Esta comprovada que investimentos em Educação, trás bons resultados para toda a Sociedade. As Drogas chegam cada vez mais perto dos portões de nossas Escolas. Convênios com as Polícias e ajuda de uma Guarda Municipal bem treinada afastaria essa ameaça dos portões. A Escola em tempo em integral, participação dos pais nas escolas, a Comunidade participando ativamente, campanhas Educativas, ações recreativas dentro dos Colégios, mesmo nos fins de semanas e feriados, juntos com os segmentos da Sociedade e outras soluções vitoriosas pelo Brasil a fora, ajudará a ganharmos essa guerra. Treinar profissionais da saúde para atuar no tratamento de Reabilitação de Drogados, é urgente. Transportes em Itaguaí é um desafio; a Periferia foi esquecida, as duas grandes empresas só atendem o filé mingon, os Bairros são servidos por Kombis, onde cabe três colocam-se quatro. Imaginem um verão de 40º graus e sem segurança alguma. O único ônibus que temos atendendo parte dos bairros é velho demais, os profissionais sempre com paciência tentam amenizar a situação dos passageiros, param a cada 50 metros para embarque e desembargue. Sem controle e sem regras Públicas, pois não há sinalizações nem verticais e nem horizontais.

Prefeito, esse Trem que corta os bairros é outro problema, apita de dia, de noite, de madrugada ultrapassando todos os limites de decibéis permitidos. Como pode um trabalhador viver num inferno desses, e olha que eu moro afastado dessa mensageira do barulho e da falta de respeito ao direito sagrado do sono. Que as Empresas que transportam suas cargas milionárias, construam Cancelas ou Viadutos, cancelas com guaritas e guardas. Falam-se tanto em dar empregos! Ta na hora dessas empresas darem retorno ao Município, começando a investir no sentido de diminuir os danos sociais e ambientais. Ajudar campanhas políticas não lhes dá permissão para degradar e causar danos ao Município. Isso ficou bem claro no Julgamento do Mensalão. O Brasil não aceita mais esse vale tudo, quanto maior o crescimento, maior é a demanda na educação, saúde, transporte, segurança e moradia. Na Segurança se não temos índice ainda, para termos um Batalhão, vamos instalar os antigos DPOs, que hoje com Pompas se chamam UPP. Uma Policia cidadã Ostensiva e Investigativa funciona. Na Prefeitura pode fazer boas parcerias, dando estruturas para instalação das unidades. V. Excelência, e os Vereadores têm a “arma” necessária que é os votos que lhes foram conferidos. E o apoio, mesmo dos que não votaram, pra fazer as mudanças necessárias ao bem estar do Povo Itaguaiense, apóie sem ressalvas as ações contra a corrupção no serviço público. Não aceite Nepotismo, a Câmara também fará o mesmo, o respeito com o ERÁRIO PÚBLICO, tem que ser dado pelas duas casas, sob pena de vermos o dinheiro publico sendo mal aplicado.

V. Excelência. Agindo desta forma, tenho certeza que assim será, estará dando um passo para mudar a forma de fazer política, não cometa os erros dos Governos anteriores que não se preveniram para o crescimento. Uma Cidade inteligente tem: Educação de Nível, Ordem, Saúde, Transporte digno e acessível, Bairros Organizados, sem poluição sonora e visual, Meio Ambiente protegido e por aí vai. Tenho certeza que V. Excelência está passando por um momento único de muitas responsabilidades e muito trabalho. Deus lhe deu uma oportunidade única para mostrar que o ser humano, é capaz de se doar. Faca um Governo voltado para o ser humano, não aceite palavras contrárias, afaste de seu lado quem fizer mal feito, como esta fazendo a Presidenta. Na décima quinta Conferência (07/11/12) anticorrupção, podemos perceber como a Justiça Brasileira reagirá.

Desejo a V. Excelência. E ao povo de Itaguaí, que tenhamos SUCESSO e que nosso I.D.H. SEJA O MELHOR OU UM DOS MELHORES. Como cidadão, e isto são inerentes a Democracia, vai apoiar as Ações que venham de encontro ao anseio da População. Ou melhor, dizendo, “... CIDADE INTELIGENTE”, ou melhor, ainda “POVO INTELIGENTE”.

“Onde não há conselhos, os projetos falham, mas, com a multidão de conselheiros se confirmarão”. Provérbios 15:22.

“Não havendo sabia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros há segurança”. Provérbios 11:14. Itaguaí, 04 de janeiro de 2013.

Atenciosamente,
Vanderley Cordeiro.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Itaguaí 1506922166274088965

Postar um comentário

  1. Lí na íntegra a carta. Texto altruísta com valor de justiça e amor ao próximo. Observe Sr° Prefeito, como muitos estão torcendo por ti. Como o Povo Itaguaiense necessita de mudança e de uma direção solidária. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Esperamos um governo que se compare a sensação de ler esta carta. A cada parágrafo sentimos vontade de saber o que mais de tão bom vem no próximo.
    Parabéns Vanderley Cordeiro, por este exemplo do que é Espirito Público, e Sr Prefeito, cada problema que existe em nossa cidade, realmente não depende muito de investimento financeiro, mas sim de educação e concientização de qualidade. Leis municipais que sejam introduzidas a sociedade desde a creche, formando um cidadão consiente. Educação em Tempo Integral é um projeto exelente, porém foi totalmente distorsido em nossa cidade. Me entristeci muito ao ouvir no findar do ano letivo de 2012 de alguns estudantes de ensino fundamental da rede municipal que, " .... depois do almoço não tem aula, vamos para as oficinas do PROJETO MENOS EDUCAÇÃO..." e realmente esse tem sido a realidade do produto final em nossa cidade. Tenho uma grande esperança em seu governo! Cidades como João Pessoa - PB e Recife - PE, tem um sistema de camelódromos que hoje funciona bem, claro que existiu, na época de implantação do projeto, resistênsia à regularização dos ambulantes, mas hoje é realidade. Cidades como: Atibaia - SP, Conde - PB, Volta Redonda - RJ, Barra Mansa - RJ, Mauá - SP, tem nesse Projeto( Tempo Integral) a oportunidade de imergir os alunos desde os primeiros dias na escola, em uma aprendizagem cultural e também de profissionalizar parte desses alunos como artistas, atores, músicos, dançarinos, empreendedores da área. Os que não se tornaram profissionais daquilo que aprenderam em sua formação, escolheram outras áreas sim, mas ao menoes se afastaram de drogas e da criminalidade. Todas essas afirmações, vem das experiências que vivi pessoalmente conhecendo cada um desses projetos. Os problemas de um Municipio não se resumem a isso, mas é o que posso contribuir em alertar na área em que convivo diáriamente. Muito sucesso para nossa cidade Prefeito!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Vanderley, pela sua caarta este é anseio de todos de Itaguaí. Vamos suplicaar que o nosso novo Prefeito resolva logo a indicação de seu secretário para que ponham mãos a obra, pois Itguí não pode mais esperar, já se passaram 25 dias da possa. Abraços, Luiz Cezar Freitas

    ResponderExcluir
  4. Lendo essa carta não poderia deixar de parabenizar, texto inteligente com total transparência e coerência, sem partidarismo e politicagem. Parabéns Vanderley!!!

    ResponderExcluir
  5. Prefeito, gostaria que soubesse do que está acontecendo aos efetivos do concurso que estam trabalhando ne Escola Municipal das Acácias.
    São subordinados os auxiliares escolares a uma pessoa que é praticamente analfabeta, contratada por um vereador conhecido.
    Os efetivos são obrigados até a capinar. Ao som de, que qualquer coisa serão devolvidos. É muito triste ver pessoas que pagaram inscrição, estudaram, foram efetivadas e são obrigadas a submeterm a contratados que se acham somente por serem amigos de vereadores. Muda isso preteito

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Sr Vanderley por tentar mostrar a população e aos nossos governantes o caos que se encontra a cidade de Itaguaí. e onde muitos ainda tem a coragem de chamá-la de "CIDADE INTELIGENTE". Para mim isso é dar atestado de Burro a cada cidadão Itaguaíense. Não podemos mais continuar com a omissão e o descaso das nossa autoridades. Temos que fazer valer o nosso voto e os nossos direitos, pois é para isso que vamos as urnas em cada pleito eleitoral. temos que gritar, esperneias, mostrar toda nossa insatisfação. Dinheiro público não é pra fazer riqueza de ninguém e sim pra trazer benefícios e uma condição melhor e dignidade a toda população.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item