Veja como ter ajuda do vereador para resolver um problema na sua rua, bairro ou cidade - INDICAÇÕES

O Blog Política de Itaguaí, vem explicar ao cidadão que ainda não conhecia, o mecanismo existente para pedir ajuda a algum vereador na solução de problemas que estejam afetando sua rua, bairro ou cidade.

INDICAÇÕES: No qual o poder legislativo dispõe para solicitar obras e serviços pela garantia dos direitos da população.

A lei estabelece essa prerrogativa aos vereadores, além das funções próprias do Legislativo, que são fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, propor leis voltadas ao interesse coletivo e acompanhar a qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão. “Vereador não faz obras, pois essa tarefa cabe ao poder executivo. Mas, por força das normas garantidas pelo regimento interno da Câmara Municipal, os parlamentares podem e devem apresentar em plenário, indicações solicitando a realização de obras e serviços que assegurem condições ao bem-estar do cidadão”.

Muitas das obras executadas pela administração municipal, por exemplo, são provenientes de indicações parlamentares apresentadas em plenário. “Por estar (alguns) em contato direto com o cidadão, os vereadores conhecem de perto os anseios verdadeiros da população, motivo pelo qual, os parlamentares têm o dever também de trabalhar para que estes anseios se tornem uma realidade no cotidiano destas pessoas”.

O encaminhamento da indicação depende da obra ou do serviço solicitado. Se o pleito do vereador, por exemplo, estiver relacionado à área da segurança, o pedido normalmente é encaminhado ao Governo do Estado, órgão responsável pela área da segurança pública. Em outro exemplo, quando a indicação requer a construção de uma escola em algum bairro do município carente deste serviço, o pedido vai para o prefeito.

Comentários

  1. Olá senhores vereadores, estou a mais de um mês sem água, gostaria de solicitar alguma interferência junto a CEDAE para solução do problema.
    Moro no bairro Jardim Weda, na rua Santa Cecilia. Já fiz inúmeras reclamações junto a CEDAE só que nada muda.... socorrrrrroooo.

    ResponderExcluir
  2. olha ai prefeito comece a dobrar as mancas e agir porque nos aqui de Chaperó estamos sofrendo como mal cheiro do lixão fora os ratos que já começou a parecer aqui na rua,moscas que cai na comida se ñ tampa as panela sou ate mesmo no prato em guando comendo. E fora que as crianças,adultos e mas velhos estão sofrendo com diarreia,vômito é dores de cabeça.atacando ate a sinusite das pessoas que sofre de sinusite, você tem que fazer alco.Pois o que eles falam que e um ponto de reciclagem isso não existe essa reciclagem e mas um lixão ao céu aberto.estamos sofrendo com essa situação tenho filhos pequenos e um irmão especial que vire e mexe estão com diarreia e vômitos e ate mesmo com fortes dores de cabeça

    ResponderExcluir
  3. Senhores vereadores me ajudem a solicitar a prefeitura de São Vicente para arrumar a minha rua que é muito baixa e vive cheia de água parada, criando vários focos de mosquitos e ainda quando chove forte fico presa dentro de casa, pois a rua vira um mar. Acho que a solução seria aterrar a rua para elevar o nível.me ajuda aí ,socorro

    ResponderExcluir

Postar um comentário