ANÁLISE SOBRE A VIOLÊNCIA EM ITAGUAÍ: Os motivos (Parte 1)

por Prof° Fabiano Bastos Podemos ver nos últimos meses, um aumento significativo da violência em nossa cidade. Sabemos que em parte, a...

por Prof° Fabiano Bastos

Podemos ver nos últimos meses, um aumento significativo da violência em nossa cidade. Sabemos que em parte, a responsabilidade é do Governo do Estado (Sergio Cabral e seu vice Pezão) por nossa cidade ainda não ter um Batalhão da PM na cidade ou mais próximo (o atual nosso fica em Queimados). Esse não é o único motivo. Partindo disso, farei uma análise numa série de postagens sobre a VIOLÊNCIA EM ITAGUAÍ.

Nessa postagem, citarei os muitos motivos que entendo serem os causadores:

1) Falta de investimentos em áreas de lazer/esporte/cultura nos bairros, principalmente nas periferias. Quanto mais praças, mais atividades de lazer terão para os jovens e menos tempo para o mal agir; (analisarei isso mais no futuro)

2) Falta de um planejamento para o crescimento da cidade. Desde a década de 70, Itaguaí seria a cidade do futuro, e agora que esse futuro já chegou, percebemos que nada foi planejado. Talvez os governantes achem vantajoso de alguma forma esse caos; (analisarei isso mais no futuro)

3) Falta de um projeto educacional, que pudesse qualificar os jovens de nossa cidade para ocupar os cargos de alto nível nas empresas que estão vindo para Itaguaí. Na falta de um projeto, sobraram em sua maioria, os cargos de baixos salários e os sub empregos para a cidade. O sub mundo, que cresceu com o aumento populacional, recrutou boa parte dos nossos jovens, deixados de lado nos investimentos do governo. (analisarei isso mais no futuro)

Está aberto para os cidadãos comentarem a análise até aqui. Nas futuras, analisarei o que foi levantado aqui e quem são os responsáveis pelo caos de verdade. Meu objetivo único, é que as autoridades competentes reflitam cada vez mais sobre o assunto e possam encontrar soluções de verdade e não simples paliativos.

Leia mais:

-



por Prof° Fabiano Bastos

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Itaguaí 6379954501572242126

Postar um comentário

  1. Funcionário de Itaguaísegunda-feira, 20 maio, 2013

    Mesmo que todas as medidas mencionadas fossem realizadas, as mesmas são a médio e longo prazo, precisamos de medidas a curto prazo.

    ResponderExcluir
  2. Bernardo: Venho notado que algumas medidas estão sendo tomadas, hoje podemos ver algumas viaturas em pontos considerados estrategicos, e outras circulando por ruas internas do município. Sei que não é a solução de todos os problemas, mas ao menos algo foi feito em relação a insegurança que imperava em nossa cidade. O efetivo foi aumentado e o número de viaturas também. Sabemos que a lolução ideal seria a instalação de uma Cia da policia militar em nossa cidade. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. que nada mesmo que faça isso tudo não adiantaria nada eu vejo em minha loja o jovem de 15 anos querendo trabalhar ter seu dinheiro mais o ministério do trabalho não deixa a ir o ministério das drogas aceita eles paga um bom sálario essa e a realidade eu sei oque passei todos esses anos dando conselhos ao meu filho nenhum dinheiro que você dá e o suficiente, tinha que liberar os jovem para trabalhar assim eles não ficava ociosos pelas ruas sendo recrutados pelos bandidos.

    já ouvi adolecente falando já que não posso trabalhar vou roubar, essa e a realidade.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que precisamos de medidas a curto prazo, urgentíssimas.Mas refletir sobre os motivos citados acima, pelo prof.Fabiano Bastos,é essencial.Se não forem tratadas as causas, jamais haverá
    solução para as consequências.

    ResponderExcluir
  5. A CIDADE DE ITAGUAÍ JÁ FOI VIOLENTA. COM A POSSE DO PREFEITO LUCIANO SINTO QUE ESSA VIOLÊNCIA DEIXOU DE EXISTIR. OBRIGADO PREFEITO LUCIANO COM CRIAÇÃO DO GRUPO ESPECIAL DA GUARDA MUNICIPAL QUE TROUXE SEGURANÇA PARA O CENTRO DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  6. Incrível! Passei três dias em Itaguaí, fui algumas vezes ao centro da cidade, e em todo esse tempo não vi nenhum carro da PM circulando pela cidade. Comentei isso com amigos que me relataram a questão crítica da violência na cidade.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item