CIDADÃO: Faça um curso grátis sobre a Lei de Acesso a Informação (on line)

Senado oferece curso sobre a Lei do Acesso à Informação

Em fins de 2011, portanto dois anos atrás, o Brasil passou a contar com mais um marco legal de grande importância para a cidadania: a Lei do Acesso à Informação Pública. Ou simplesmente, LAI.
Por causa dessa lei, todas as esferas do poder público nacional estão obrigadas a fornecer a qualquer cidadão informações de seu interesse. A exceção, claro, são os dados classificados como secretos, ultrassecretos ou reservados.

Mas a coisa não vem andando tão bem como a LAI determina. Dentre os três poderes, apenas o conjunto de órgãos do Executivo tem feito um trabalho melhor. Em muitos casos, não se trata de má-fé ou negligência do servidor ao qual a solicitação é feita. É pura falta de entendimento da importância da lei e até mesmo do que fazer para recuperar a informação pedida.

E foi justamente por perceber esse problema que o Instituto Legislativo Brasileiro, o Interlegis, órgão do Senado, decidiu oferecer um curso on line gratuito sobre a lei. O objetivo é capacitar para os procedimentos corretos no atendimento relativo à nova LAI, numa carga horária de 40 horas. O público-alvo são justamente os servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, além do público em geral.

Vale a pena acessar aqui a página do Interlegis e participar >>

Comentários