ITAGUAÍ: POBRE CIDADE RICA - por Aramis Brito

Por Aramis Brito     Itaguaí possui uma posição geográfica espetacular, corta a cidade ferrovias, rodovias e hidrovias, somos uma cidad...

Por Aramis Brito  

Itaguaí possui uma posição geográfica espetacular, corta a cidade ferrovias, rodovias e hidrovias, somos uma cidade portuária, industrializada, temos um potencial fabuloso para o turismo, serras, montanhas, cachoeiras, o crescimento econômico que a cidade teve pelo seu posicionamento geográfico de alguns anos para cá foi simplesmente absurdo, gigantesco, resumindo: somos ricos como cidade, arrecadamos muito, temos todas as condições de pensar o nosso futuro, podemos ser uma cidade modelo, uma cidade universitária, segura, esportiva, assegurando o futuro dos seus moradores, evitando o enorme êxodo de uma juventude que vai embora da sua terra simplesmente por falta de oportunidades. Itaguaí é a cidade certa que infelizmente sempre cai em mãos erradas, o problema da cidade está na sua administração pública, os atores públicos possuem o mal da sanguessuga, vêem a riqueza e se deslumbram com ela achando-se no direito de sugar essa riqueza, e aí a cidade rica fica pobre, não porque o dinheiro acaba, a pobreza aqui se dá pelo fato do dinheiro que não acaba ser desviado para fins particulares. Se continuarmos com esse modelo ganancioso, conduzido por piratas amadores e profissionais as outras gerações narrarão esse tempo como um tempo de ouro que foi perdido porque foi dominado por mandatários que tinham a cidade apenas como uma rica Colônia e não como um lugar de futuro. A cidade rica precisa de gestores que tenham como principal motivação cuidar dela no presente visualizando o seu futuro, e para que isso aconteça a sociedade tem que participar do processo, o projeto tem que ser para cidade e os seus moradores e não para grupos que tem como motivação apenas se locupletar das riquezas da cidade. O nosso futuro está em jogo, até hoje caminhamos na vida pública amarrados a cultura do atraso, não podemos perder mais tempo, o futuro é logo ali.

Por Aramis Brito - Colunista do Blog Política de Itaguaí 

Leia mais textos do colunista em:
http://www.politicadeitaguai.com.br/2009/05/colunista-do-blog-politica-de-itaguai_03.html
 
 

Notícias Relacionadas

Política 575209130996938721

Postar um comentário

  1. É VERDADE ARAMIS ITAGUAI TEM TUDO, MAS AO MESMO TEMPO NÃO TEM NADA ,EXATAMENTE PELA FALTA DE VISÃO DOS NOSSOS GOVERNANTES QUE SE ESCONDEM ATRAS DE UMA MESA EM SEUS GABINETES AO INVÉS DE OUVIR E VER A RELIDADE DO NOSSO QUERIDO MUNICIPIO.

    ResponderExcluir
  2. Aramis, quando houver algum processo relevante convide a sociedade através das redes sociais à participar. Eu estava morando em Tabatinga-AM e ao contrário de Itaguaí, o que rege a cidade lá é o funcionarismo público, porém sofre do mesmo mal: "EXTRAÇÃO", pois é repassado muitas verbas, principalmente para o povo indígena, e no entanto é extraviado . Penso que temos que mudar o idealismo da época imperial (que era só extração das riquezas por parte da coroa portuguesa) e passar a pensar coletivamente, no NÓS! Conte comigo! Sou estudante de Economia e é triste saber que existe tantas teorias importantes e relevantes mas esquecidas ou omitidas. Abçs e que o nosso Senhor seja sempre o centro de nossas vidas!

    ResponderExcluir
  3. Aramis, quando houver algum processo relevante convide a sociedade através das redes sociais à participar. Eu estava morando em Tabatinga-AM e ao contrário de Itaguaí, o que rege a cidade lá é o funcionarismo público, porém sofre do mesmo mal: "EXTRAÇÃO", pois é repassado muitas verbas, principalmente para o povo indígena, e no entanto é extraviado . Penso que temos que mudar o idealismo da época imperial (que era só extração das riquezas por parte da coroa portuguesa) e passar a pensar coletivamente, no NÓS! Conte comigo! Sou estudante de Economia e é triste saber que existe tantas teorias importantes e relevantes mas esquecidas ou omitidas. Abçs e que o nosso Senhor seja sempre o centro de nossas vidas!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item