'A corrupção é tão nociva quanto um homicídio'

O Dia Internacional Contra a Corrupção foi comemorado, na manhã desta segunda-feira (09), no Centro de Convenções de Maceió, com uma séri...

O Dia Internacional Contra a Corrupção foi comemorado, na manhã desta segunda-feira (09), no Centro de Convenções de Maceió, com uma série de palestras sobre o tema. O intuito é fortalecer o controle da sociedade sobre o trabalho dos gestores públicos e promover a transparência desses órgãos.

O painel de abertura contou com uma palestra do procurador Sérgio Jucá do MPE. Na oportunidade, Sérgio Jucá agradeceu a presença dos jovens no auditório do Centro de Convenções e disse que o problema da corrupção não é restrito somente as ações municipais e estaduais. 

“Quero aqui me referir há uma das piores violências, a Corrupção, ela é tão nociva quanto um homicídio. A corrupção existe em todos os setores e não somente no Estado ou no Município. Essa luta é anterior a Constituição Federal de 1988”, discursou. 

Jucá aproveitou para reforçar o trabalho que o MPE vem realizando como órgão que investiga denúncias de improbidade administrativa e que propõe ações judiciais para a punição dos envolvidos.
“A corrupção está se transformando nos últimos anos em uma verdadeira pandemia. Por isso é importante essa mobilização estadual com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e de várias outras instituições a exemplo do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco), de modo a formar uma corrente de elos fortes, pois não adianta dizer que não temos instrumentos para combatê-la”, ressaltou.

Ainda para Jucá, “lentamente estamos superando os obstáculos” e que para isso a população deve se preocupar com os crimes de colarinho branco tanto quanto os outros, o que ele chamou de “trombadões” em alusão a expressão “trombadinha” comumente utilizada para definir ladrões menores de idade.

Logo em seguida, o evento teve a participação de um segundo painel ministrado pelo juiz Maurício Brêda sobre a importância da transparência pública no combate à corrupção.

Dia Internacional

O dia se tornou famoso após um pacto formado por mais de 120 países durante a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, realizada em Mérida, no México. A assinatura ocorreu no ano de 2003 e fez com que a corrupção deixasse de ser um problema local para se tornar em um fenômeno transnacional que afeta diversos países.

Para comemorar a data, os Correios lançaram hoje um selo que homenageia dez anos da Controladoria Geral da União (CGU).

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=172719

Notícias Relacionadas

Política 3179859959180510104

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item