Manipulação de notas para alcançar cota da escola, recuperações até a nota ficar azul, aprovação de alunos analfabetos funcionais, culpa do professor pela reprovação de alunos, salas lotadas etc - ISSO É A EDUCAÇÃO NO RJ

Mais um dia 15 de outubro a se comemorar como DIA DO PROFESSOR e mais um dia de reflexão a se fazer. Talvez já tenhamos passado do momento...

Mais um dia 15 de outubro a se comemorar como DIA DO PROFESSOR e mais um dia de reflexão a se fazer. Talvez já tenhamos passado do momento de refletir e estejamos no momento de denunciar e levar ao conhecimento de todos, como funciona a educação no RJ. Quando falo RJ, posso colocar o sistema de educação do Governo do Estado e até mesmo a Rede de Educação do Município de Itaguaí.

Na Rede estadual, temos um economista como Secretário de Educação, que trata a rede como se fosse uma empresa e os alunos viraram números, que sempre devem parecer positivos. Se ficar negativo, a culpa é do professor e não de décadas de educação pública de base de péssima qualidade.

Na Rede Municipal de Itaguaí, não existe um plano pedagógico que venha resolver os problemas da educação na cidade. Na verdade, é mais fácil manipular dados e abafar os problemas pois dá menos trabalho. Todos sabem que o caos reina mas é melhor nas reuniões falar que está tudo bem para não sofrer perseguições ou não perder cargos de confiança! Por fora as escolas estão lindas mas por dentro...

Gestores mais preocupados em reprimir profissionais da educação. Gestores que preferem ignorar os problemas ao invés de resolver. Gestores que não são da educação ou que são da educação mas que ao chegar onde estão, se preocupam mais em se manter no poder!

Veja abaixo muitas das coisas erradas que acontecem na educação.

- Manipulação de notas para alcançar cota da escola: Você cidadão sabia que cada escola tem uma cota de reprovação? Reprovar não é culpa do professor mas do aluno que não quer estudar. O bom aluno percebe que o péssimo aluno não estuda o ano inteiro e passa. Pra que estudar então, pensa o bom aluno!
- Recuperações até a nota ficar azul: Você sabia que os professores são obrigados a fazer muitas recuperações até o aluno ficar com nota azul?
- Aprovação de alunos analfabetos funcionais: Você sabia que muitos alunos sabem ler e escrever mas não sabem o que estão fazendo? São analfabetos funcionais que vem sendo aprovados desde pequeno e que chegam ao ensino médio e faculdade com problemas sérios devido a aprovação que é automática sem ser oficial.
- Culpa do professor pela reprovação de alunos: aluno reprovado é culpa do professor! Mais fácil colocar a culpa em alguém do que discutir o problema e buscar uma solução!
- Salas lotadas: Muitos alunos, muitos problemas, muito conteúdo, muita cobrança...

Precisamos divulgar essas e outras situações ruins! Precisamos de soluções mas antes disso, precisamos de vontade de melhorar. Tem solução para tudo mas isso não sairá de um herói ou heroína mas sim de um trabalho coletivo! E agora, como se unir?

Prof° Fabiano Bastos

Notícias Relacionadas

Educação 227955350838432176

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item